Como Congelar Alimentos

Saber congelar alimentos corretamente pode ser a sua salvação na cozinha. Desde os brócolis ao Kefir, congelar alimentos é um processo simples, mas requer atenção, pois muitas vezes é preciso realizar o branqueamento para preservar as qualidades nutricionais da comida congelada, manter a textura e o sabor. Mas calma que isso você vai aprender muito bem aqui!

Lembre-se, também, de ter saquinhos plásticos vedáveis para realizar o congelamento. Se não tiver, garanta que os alimentos congelados sejam armazenados sem ar dentro dos recipientes! Sem mais conversa, vamos às dicas!

Brócolis

Para congelar brócolis você precisa primeiro escaldá-los em água fervente. O processo de congelamento é muito simples, mas deve ser seguido à risca para que o alimento fique bem conservado e íntegro na hora de descongelar para utilizar. Confira o vídeo rapidinho e aprenda agora!

Como descongelar?

Você pode descongelar o brócolis colocando na geladeira em uma peneira com um recipiente embaixo para captar a água que escorrer ou descongelar no vapor!


Kefir

Congelar kefir é muito prático: os grãos não precisam ser lavados e você nem precisará de qualquer outro ingrediente. Geralmente o kefir congelado pode ser armazenado por até dois anos, porém, o ideal é que seja consumido em um período de até 12 meses.

Como congelar Kefir de leite:

  1. Coe o Kefir com uma peneira dando batidinhas leves para preservar os grãos;
  2. Separe as porções dos grãos umedecidos na quantidade desejada e coloque cada porção em um saquinho plástico devidamente vedado (certifique-se de não deixar ar dentro dos saquinhos);
  3. Leve ao freezer.

Como congelar o Kefir de água

  1. Antes de congelar o kefir de água, você deve desidratá-lo. Para isso, retire o excesso de água, coloque os grãos em um pano de prato limpo e que não solte fios e enrole com o mesmo pano para proteger o alimento de insetos;
  2. Espere de 24 a 72 horas até secar completamente;
  3. Coloque os grãos já secos em um saco plástico ou recipiente plástico fechado no freezer.

Como descongelar?

Clique aqui para saber tudo sobre descongelar o Kefir de leite e de água da maneira correta!


Couve-flor

Fazer o branqueamento é essencial para congelar a couve-flor. Aprenda como fazer o congelamento do jeitinho certo e como descongelar também!

  1. Retire os caules mais grossos da couve-flor e separe as folhas e floretes para o consumo como preferir;
  2. Deixe de molho por trinta minutos em um litro de água. Pouco tempo antes do período de molho acabar, coloque uma panela grande com água e ¼ de xícara de sal para ferver;
  3. Em seguida, escorra a couve que estava de molho e leve para cozinhar por 4 minutos na água já fervente;
  4. Depois escorra novamente a couve, retirando toda a água;
  5. Lave a couve-flor com água gelada para interromper todo o processo de cocção;
  6. Seque com papel toalha ou um guardanapo cada pedaço da couve-flor;
  7. Leve a couve-flor em uma forma levemente untada com manteiga para o congelador por pelo menos duas horas;
  8. Retire a forma e coloque as porções de couve na quantidade desejada em saquinhos plásticos que devem permanecer bem fechados e sem ar;
  9. Leve os saquinhos ao congelador.

Como descongelar?

O processo de descongelar a couve-flor é igual ao do brócolis: coloque na geladeira em uma peneira com um recipiente embaixo para captar a água que escorrer ou descongele no vapor!


Legumes

Comida congelada também pode ser nutritiva e gostosa! O processo de branqueamento é fundamental na hora de congelar legumes de uma maneira geral. O vídeo que a gente escolheu para te ensinar a fazer isso é curtinho e vai facilitar muito a sua vida daqui para frente. Assista agora e veja, também, no final, como descongelar os legumes!


Abacate

Você pode congelar o abacate inteiro, apenas uma metade da fruta ou mesmo congelar a polpa batida do abacate. Escolha sempre abacates bem maduros para que a comida congelada preserve sua cremosidade!

Como congelar abacate inteiro

  1. Lave o abacate, retire a casca e adicione um pouco de suco de limão para ajudar a manter a cor da fruta;
  2. Se quiser congelar apenas uma metade, além da casca você deve retirar o caroço;
  3. Coloque em uma sacola plástica, retire o ar de dentro e coloque no freezer.

Como congelar polpa de abacate

  1. Lave o abacate, retire a casca e o caroço;
  2. Bata a fruta em um liquidificador ou amasse-a com um garfo;
  3. Coloque a polpa formada em um recipiente com tampa, como uma vasilha plástica ou cubos de gelo (nesse último caso, você deve se certificar de que o recipiente fique bem coberto);
  4. Guarde no congelador por até 5 meses.

Como descongelar?

Quando quiser descongelar o abacate inteiro ou  a metade, é só retirar e esperar a fruta descongelar naturalmente para consumir.

Para descongelar a polpa do abacate basta tirar a embalagem do congelador e deixar na geladeira entre 12 e 24 horas. Depois utilize a polpa normalmente em suas receitas!


Banana

A banana congelada é ideal para usar em receitas de sorvete, bolos, smoothies e vitaminas, já que ela perde um pouco da cremosidade para ser comida in natura após o congelamento.

  1. Corte as bananas em rodelas de tamanho médio;
  2. Adicione suco de limão para evitar que escureçam;
  3. Coloque as rodelas em uma forma e leve ao freezer (sem cobrir) até que fiquem bem durinhas;
  4. Depois transfira as bananas para os saquinhos plásticos próprios para freezer e leve novamente ao freezer. A fruta pode ficar congelada por 8 a 12 meses e você também pode fazer o processo com elas batidas em forma de purê em vez de rodelas. Nesse caso, armazene em forminhas de gelo ou também em sacos plásticos.

Você também pode congelar as bananas inteiras, com casca e tudo, dentro do saco plástico vedado. A casca ficará totalmente preta, mas a fruta permanecerá intacta!

Como descongelar?

É só esperar elas descongelarem naturalmente (soltarão um pouco de água, por isso é recomendado colocar em um recipiente com bordas) ou usar a fruta congelada mesmo nas receitas de vitaminas e smoothies, por exemplo. Imagine que delícia um sorvete de banana congelada!


Batata

Aqui nós vamos te ensinar a congelar a batata crua sem ficar pretinha para usar em várias receitas. Fique ligado(a) no processo de branqueamento feito antes, pois ele irá garantir a qualidade das batatas ao descongelar para utilizar.

Como congelar batatas para fritar

  1. Siga o mesmo processo de branqueamento descrito, cortando as batatas em forma de palito;
  2. Antes de guardá-las no freezer, passe-as no óleo vegetal: coloque as batatas palito já branqueadas em um recipiente e adicione 1 colher de sopa do óleo para cada kg de batata, misturando tudo muito bem;
  3. Depois transfira para os saquinhos e armazene no congelador.

Como descongelar?

É fácil descongelar batatas: tire-as do freezer e coloque na geladeira por 1 a 2 dias para descongelar completamente. Você também poderá cozinhar as batatas congeladas, só que vão demorar um pouco mais do que o habitual para ficarem prontas.

No caso das batatas palito para fritar, pode fritar congelada mesmo!


Morangos

Outra comida congelada que vai poupar desperdícios, já que a fruta costuma se perder muito rápido. Aprenda a congelar morangos inteiros ou mesmo com açúcar para usar em várias receitas!

Como congelar morangos inteiros

  1. Lave bem os morangos, deixando-os secar naturalmente. Você também pode utilizar algumas folhas de papel toalha para esta tarefa;
  2. Corte as folhas e um pouco da base para colocá-los em pé (com a menor ponta para cima) no recipiente;
  3. Coloque os morangos em pé, lado a lado, em uma bandeja forrada com papel toalha ou papel manteiga;
  4. Leve a bandeja ao congelador e, quando os morangos estiverem congelados, retire-os um a um e guarde em sacos plásticos seláveis, tirando todo o ar.

Como congelar morangos com açúcar

  1. Tire as folhas e corte os morangos ao meio, na vertical;
  2. Polvilhe meia xícara de açúcar em cada 950 g de morangos cortados, misturando lentamente até o açúcar derreter, com bastante cuidado para não machucar as frutas;
  3. Depois basta colocar a mistura em um pote de plástico bem tampado para ir ao freezer.

O ideal é consumir os morangos congelados com esses métodos em até 2 meses.

Como descongelar?

Confira como descongelar morangos de 4 maneiras diferentes clicando aqui!


Batata-doce

É preciso cozinhar primeiro para só depois congelar a batata-doce em forma de purê ou cortada do jeito que você quiser. O truque para não escurecer é usar o suco de limão durante o processo!

  1. Lave as batatas-doces em água corrente com uma escova para retirar todos os resíduos;
  2. Descasque as batatas e coloque na água fervente, deixando cozinhar por 15 ou 20 minutos até ficarem macias;
  3. Corte como quiser ou amasse para formar um purê;
  4. Regue as batatas com suco de limão (5 ml de para cada batata-doce utilizada). Isso vai evitar que ela escureça;
  5. Deixe esfriar totalmente e transfira as batatas ou o purê para saquinhos de plástico vedados. As batatas duram por 10 a 12 meses congeladas no freezer.

Como descongelar?

Confira algumas formas de descongelar a batata-doce:

  1. Retire as batatas-doces do congelador e leve à geladeira até que descongelem completamente;
  2. Coloque a vasilha com as batatas congeladas dentro de um recipiente com água gelada sem deixar que a água entre em contato com o alimento e espere descongelar;
  3. Você também pode colocá-las no micro-ondas na função de descongelar;
  4. Como última opção, também é possível descongelar as batatas no forno em média a alta temperatura. Tempere as batatas antes de assar.

Espinafre

Sim, é possível congelar espinafre para consumir ao longo do tempo e o processo também envolve o branqueamento da verdura para manter todos os nutrientes, sua textura e cor.

  1. Comece preparando o espinafre: descarte os caules grossos e lave as folhas com água corrente para retirar todos os resíduos e escorra;
  2. Coloque uma panela com água e uma pitada de sal no fogo para ferver;
  3. Depois de ter subido fervura, coloque o espinafre na água e espere 3 minutos;
  4. Retire da água e coloque as folhas imediatamente em água gelada;
  5. Escorra as folhas totalmente, separe pequenas porções e faça bolinhas. Distribua em uma assadeira e leve ao congelador até ficarem firmes;
  6. Coloque as bolinhas de espinafre em saquinhos plásticos vedados novamente no freezer ou congelador. Utilize em até 5 meses.

Como descongelar?

Você pode utilizar o alimento congelado diretamente nas receitas. Se for consumir cru, passe do congelador para a geladeira ou descongele no vapor.


E então, gostou de nossas dicas? Achou o que procurava? Continue no site e confira dicas imperdíveis para usar em sua cozinha!

Congelamento

Whatsapp   Facebook   Pint