Como Congelar Morangos com 5 Técnicas Simples

Para congelar morangos corretamente as frutas devem estar devidamente lavadas, secas e sem folhas. Você pode congelar morangos inteiros ou em pedaços por 2 ou até 6 meses e sem precisar de nenhum ingrediente extra, mas também com açúcar ou em cubinhos de gelo, por exemplo!

Primeiro passo: lavando e secando os morangos

Todas as diferentes formas de congelar morangos começam com esse primeiro passo: lave bem os morangos, deixando-os secar naturalmente. Você também pode utilizar algumas folhas de papel toalha para esta tarefa.

Os morangos precisam secar completamente para que o processo de congelamento dê certo!

Como congelar morangos inteiros

Se você for congelar os morangos inteiros, deve cortar as folhas e um pouco da base para colocá-los em pé (com a menor ponta para cima) no recipiente.

Você pode armazenar os morangos inteiros em potes (de preferência que tenham fechamento a vácuo) ou sacos plásticos, tendo cuidado para deixar o mínimo de ar dentro do recipiente escolhido. Fique ciente que dessa maneira há risco dos morangos grudarem.

Como congelar morangos inteiros e separados

Depois de cortar as folhas e a base maior do morango, coloque-os em pé, lado a lado, em uma bandeja forrada com papel toalha ou papel manteiga.

Leve a bandeja ao congelador e, quando os morangos estiverem congelados, retire-os um a um e guarde em sacos plásticos seláveis, tirando todo o ar.

Como congelar morangos com açúcar

Para congelar morangos com açúcar você deve tirar as folhas e cortá-los ao meio, na vertical. Polvilhe meia xícara de açúcar em cada 950 g de morangos cortados, misturando lentamente até o açúcar derreter, com bastante cuidado para não machucar as frutas.

Depois basta colocar a mistura em um pote de plástico bem tampado para ir ao freezer.

O ideal é consumir os morangos congelados com esses métodos em até 2 meses.

É preciso ressaltar que mesmo que o congelamento dos morangos seja feito da forma correta, após o descongelamento eles poderão ficar mais moles e escuros, com um gosto diferenciado.

Como congelar morangos por até 6 meses

Se você quiser congelar morangos por até 6 meses o processo é feito com açúcar, de maneira muito simples:

  • Depois de lavados e secos, corte o caule dos morangos e um pouco da base maior, deixando retas;
  • Coloque-os em um recipiente de plástico e polvilhe com açúcar fino por cima;
  • Tampe o recipiente ou passe os morangos açucarados para um saco plástico selável;
  • Leve ao congelador.

Como congelar morangos em fôrma de gelo

Congelar morangos em cubos de gelo é muito fácil e prático. Basta lavar e secar os morangos, cortar as folhas e cada fruta em pedaços que caibam em cada cubinho. Depois é só preencher a fôrma e completá-la com água ou limonada.

Dessa maneira as frutas também podem ficar congeladas por até 2 meses!

Congelamento, Frutas

Whatsapp   Facebook   Pint