Como Cortar Fatias de Carnes Iguais?

Você vai aprender fácil como cortar fatias de carnes iguais com um passo a passo simples! O primeiro ponto a ser considerado para conseguir cortar fatias de carnes iguais de uma peça inteira é ter uma faca bem amolada, inclusive para evitar acidentes, já que com uma faca “cega” você teria que fazer movimentos mais fortes para conseguir cortar a peça.

Se você tiver muita dificuldade para cortar carne, comece treinando com filé mignon ou contrafilé, que são carnes mais macias e facilitam o corte. Aqui vamos mostrar um passo a passo curto de como cortar um contrafilé rapidamente!

1 – Para cortar a carne com facilidade, deixe a peça limpa, sem nervos, como o contrafilé abaixo. Utilize uma tábua sobre uma bancada lisa e higienizada:

2 -Depois separe a parte que será utilizada para fazer os bifes. Se você quer bifes mais finos, de rápido preparo, deve escolher a parte de menor espessura do contrafilé:

3 -Divida o pedaço mais fino da peça em 2 e comece. O que basta é uma faca afiada e um olho apurado para sempre cortar as fatias de forma semelhante, desde a entrada do corte até a saída. Note que o corte é feito de maneira transversal às fibras:

4 – A sequência é fácil:

5 – Já a parte mais grossa do contrafilé é indicada para cortes mais grossos, na espessura de dois dedos. Aí não tem segredo, basta ir cortando medindo com os próprios dedos. Com uma faca afiada o serviço é fácil, fácil:

6 – Veja como ficam os bifes mais grossos. É claro que se você quiser também pode medir em uma espessura diferente, em um dedo apenas, por exemplo:

Como dica extra, a parte do meio do contrafilé é ideal para ser cozida inteira!


  • Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=bKNLLQpBTUY

Carne

Whatsapp   Facebook   Pint