Como Defumar Carne em Casa de 3 Maneiras Simples!

Aprenda a defumar carne em casa de 3 maneiras diferentes: na panela, no forno ou no método a frio. Antigamente, o ato de defumar a carne era utilizado a fim de prolongar a sua vida útil, conservando-a por mais tempo. No entanto, hoje em dia esse processo é feito para poder se apreciar o sabor inigualável da carne defumada. Fique atento às nossas dicas a seguir e veja que é bem simples defumar carne em casa!

Defumar carne a quente

Nesse tipo de processo o alimento é submetido a altas temperaturas – geralmente, entre 82º e 130º. Ao mesmo tempo, o alimento é cozido. Para isso, você pode usar defumadores portáteis, como este:

Defumação na panela

Porém, a boa e velha panela (de fundo grosso e tampa) também funciona! Para isso, forre papel alumínio sobre o fundo da panela e cubra com serragem:

Em seguida, disponha a grelha (respeitando uma distância de, pelo menos, 10 cm da serragem). Após 10 minutos de forno ligado, coloque o alimento sobre a grelha e tampe a panela por outros 10:

Em seguida, pode desligar o fogo. Pronto!

Defumação no forno

É possível, ainda, usar o forno comum, com a aplicação de serragem de madeira na parte inferior do fogão (a 250º C), mantendo-o fechado por 10 minutos. Em seguida, coloque o alimento na grade de cima, sobre papel alumínio.

A própria fumaça fará todo o trabalho de cozinhar o alimento, dando o sabor especial. Porém, fique atento ao tempo de cozimento (5 minutos de cada lado), para não acabar deixando a carne no forno mais do que o necessário!

Se achar necessário, termine de cozinhar normalmente, no forno.

Defumação a frio

Já o processo de defumação a frio transfere a fumaça para o alimento, sem a necessidade de levá-lo ao forno. O uso de pistolas para a defumação a frio, como essa a seguir, tem justamente esse objetivo:

Porém, você pode reproduzir o efeito em casa, bastando canudos de diâmetros diferentes, uma lata de alumínio com furo e um propulsor (como bomba compressora de aquário):

1 – Abra furos na parte superior e inferior da lata de alumínio vazia:

2 – Insira os canudos unidos na parte superior da lata. Primeiro, o menor:

3 – Em seguida, o maior (com um orifício na ponta do canudo):

4 – Conecte o propulsor à lata:

5 – O resultado é este:

6 – Insira gravetos ou serragem no fundo da lata:

5 – Acenda o fogo, feche a lata e use a fumaça para cozinhar o alimento desejado:

Veja aqui o passo a passo completo!

Carne

Whatsapp   Facebook   Pint