Melhor Carne para 15 Receitas e Formas de Preparo

Saber escolher a melhor carne para cada tipo de preparo e receita é fundamental. Picanha, alcatra, filé mignon, acém… Dentre tantos cortes, texturas e sabores diferentes, toda carne tem o seu valor e a sua serventia!

Aprenda com a gente qual é a melhor carne para um churrasco de primeira, para um hambúrguer caseiro perfeito ou para aquele bife do almoço ficar ainda mais gostoso!

Bateu a vontade de fazer uma receita de strogonoff de carne, de carne de panela ou de carne louca? Então não deixe de conferir qual é a melhor carne para cada uma delas e para muito mais formas de preparo!

Churrasco

A melhor carne para churrasco é a picanha, que deve pesar entre 1,2 kg a 1,4 kg para garantir a maciez uniforme do corte. A capa de gordura não deve ser retirada e, para temperar, apenas sal grosso basta. Asse como quiser: inteira ou fatiada, no espeto ou na grelha!

Outros tipos de carne para churrasco podem ser incluídos, como:

  • Alcatra (menos gordura);
  • Maminha (sabor mais suave mesmo com gordura);
  • Costela (mais fibras e mais gordura);
  • Contra-filé (ideal para ser servida mal passada);
  • Fraldinha (baixo teor de gordura).

Atenção às raças dos animais: as melhores carnes para churrasco vêm dos bovinos das raças Red Angus, Nelore e Brahman.

Hambúrguer

A melhor carne para hambúrguer caseiro ou hambúrguer artesanal é formada por uma combinação de alguns tipos delas. As melhores são fraldinha, acém, coxão duro e peito bovino.

Os melhores blends para receita de hambúrguer são formados por, geralmente, 3 variedades de carne moída. A presença de gordura na mistura é fundamental – 200 g a 250 g de gordura para cada quilo é o ideal.

Outras carnes que também são utilizadas no hambúrguer gourmet são a costela ou até mesmo o pernil de porco, que tem sabor marcante devido à maior quantidade de gordura com a vantagem de ter o seu preço reduzido.

Lembre-se de que o sucesso de um hambúrguer caseiro depende da procedência da carne. Caso não queira ou não tenha condições de comprar carnes frescas, aposte nas carnes embaladas à vácuo!

Bife

A melhor carne para bife é o contrafilé, muito macio e fácil de fritar em pouco tempo, apenas 2 minutos de cada lado. O contrafilé apresenta uma fina capa de gordura, além de traços de marmorização (gordura intramuscular), pontos que aumentam a sua qualidade.

Outros cortes da parte traseira do boi que podem ser escolhidos para receitas de bife, como:

  • Alcatra: carne magra e suculenta que pode ser utilizada em receitas como bife de panela, bife acebolado e bife a rolê;
  • Patinho: carne magra com muita gordura intramuscular, ideal para fazer bife à milanesa;
  • Coxão mole: carne magra e macia, quase sem gordura. Pode ser usada no bife a cavalo;
  • Filé mignon: carne nobre e suculenta, ideal para fazer bifes com um dedo de espessura;
  • Picanha: outra carne nobre que só precisa ser temperada com sal. Quanto mais grossos os bifes, mais suculentos ficam.

Strogonoff

A melhor carne para estrogonofe é o filé mignon, porque não tem nervos ou gorduras, um aspecto importantíssimo que vai garantir um prato macio saboroso e suculento.

Para quem deseja economizar no strogonoff de carne, o miolo de alcatra (ou bombom de alcatra) pode ser uma opção interessante. Esse tipo de carne mantém a maciez do prato assim como a primeira opção.

O contrafilé, retirado do lombo do boi, é outra opção de carne macia com sabor intenso para uma receita de strogonoff de carne perfeita!

Carne de panela

A melhor carne para carne de panela é o acém ou agulha, o corte mais macio retirado da parte dianteira do boi. E dá para variar na receita fazendo uma carne de panela com batata, com mandioca, com legumes ou cebola, por exemplo.

Mas atenção: se não for cozido corretamente, o acém podem ficar duro e gorduroso. O ideal é cozinha a carne de panela no fogo baixo para derreter o colágeno presente e, assim, deixar a carne bem molhadinha.

Carne louca

A melhor carne para fazer carne louca desfiada pode ser o lagarto, a fraldinha ou uma mistura feita com acém, coxão mole, coxão duro ou patinho. Difícil escolher, né?

O segredo para a receita de carne louca ficar macia e suculenta, sem aquela textura elástica, é retirar todos os nervos antes de cozinhar!

Para moer

A melhor carne para moer é o patinho, que fica ótima em pratos como rocambole de carne moída, escondidinho, bolinhos e tortas. Mas outros cortes de carne também podem ser escolhidos para moer, como o coxão duro, o coxão mole ou lagarto.

O indicado é moer carnes de primeira que não tenham gordura para evitar aquela aparência esbranquiçada.

Como alternativas mais baratas para fazer um bom prato de carne moída pode-se escolher o acém ou braço, mas esteja atento à limpeza desses cortes para que a gordura e o sebo sejam retirados.

Você vai poder apostar em diversas receitas, como uma deliciosa lasanha de carne moída, panquecas, macarronada e muitas mais!

Para assar

A melhor carne para assar no forno é o coxão duro, assim como para fazer carne assada de panela ou carne assada com batatas, por exemplo. A gordura em sua parte externa, sua rigidez e quantidade de fibras favorecem o cozimento lento no forno.

Mas outros cortes também podem ser escolhidos: coxão mole, alcatra e filé mignon.

Churrasco na grelha

A melhor carne para churrasco na grelha é a famosa picanha, que tem um braço bastante acessível. O segredo para a picanha na grelha ficar ainda mais suculenta e macia consiste em selar a peça antes de assar, deixando-a perto do fogo por 20 minutos, girando sempre, até que a cor vermelha diminua.

A costela de porco ou de boi é uma outra alternativa de ótima carne para churrasco na grelha. Ela pode ser temperada de qualquer maneira e tem sabor inigualável.

A fraldinha é uma opção mais leve para o seu churrasco na grelha, ideal para agradar quem não curte muita gordura!

Cozinhar

O velho e conhecido acém é uma ótima carne para cozinhar e fazer aquele cozido tradicional, aquela carne cozida com batata ou mandioca… Delícia! É importante cozinhar o acém em fogo baixo para que o colágeno derreta e deixe a carne bem molhadinha e suculenta.

Na verdade, qualquer corte mais firme pode ser a melhor carne para cozinhar de acordo com sua preferência. Escolha entre coxão duro, coxão mole, músculo, costela, patinho ou fraldinha, por exemplo!

Espetinho

A melhor carne para espetinho é a alcatra, retirada da parte traseira do boi. O espetinho de carne de alcatra fica pronto rapidamente, mas há quem não se contente com o preço do quilo.

Se quiser investir em carnes para espetinho de churrasco mais baratas, também é possível investir na fraldinha, contrafilé, aranha bovina ou acém.

Lembre-se que o mais importante é garantir uma carne macia, com o mínimo possível de gordura ou nervos, afinal o churrasquinho de gato precisa derreter na boca!

Cozinhar na panela de pressão

A melhor carne para cozinha na panela de pressão é o acém, a mesma recomendação dada para fazer a carne de panela. Outros tipos de cortes podem ser utilizados, também, como o patinho, a fraldinha e o músculo, porque são mais duras que as demais.

Feijão

Para fazer aquele feijão com carne simples vale apostar no músculo em rodelas como a melhor carne e a mais barata, ou mesmo a carne seca, a carne defumada e a linguiça.

Vale ressaltar que para uma feijoada são utilizadas, também, cortes de carne suína, como o pé, rabo e orelha.

Lombo

Para fazer aquele lombo assado ou recheado super macio que derrete na boca você pode apostar nos cortes de contrafilé, cupim, coxão duro, alcatra ou lagarto.

Fritar

A melhor carne para fritar é o filé mignon. Logo depois, o contrafilé e a alcatra. O corte da carne para fritar deve ser feito no sentido das fibras da carne, exceto no caso do filé mignon.

Avisos importantes: só use o martelo de bater carne se parecer indispensável, mas nunca bata um bife de filé mignon. Antes de fritar, procure também eliminar o excesso de gordura com uma faca!

Carne

Whatsapp   Facebook   Pint